Click for Tavira, Portugal Forecast

O apartamento encontra-se num 2º andar e tem a tipologia T1.
Está inserida numa das zonas residenciais na zona Este de Santa Luzia. Apresenta um quarto com roupeiros e com televisão, cozinha totalmente equipada, sala comum com sofá cama, televisão e um pequeno escritório anexo, arrecadação, casa de banho. A cozinha e a sala estão orientadas para Sul, apresentando uma otima vista para a ria Formosa apartir das janelas panorâmicas e do terraço exterior. No ultimo andar está disponivel uma açoteia para refeições ao ar livre.

Apresenta todos os electrodomésticos, com excepção de máquina de lavar loiça.

O apartamento encontra-se a 5 minutos a pé do cais de embarque para o barco de transporte para a praia da "Terra Estreita" - ilha (Santa Luzia) e a 2 minutos de carro da praia do Barril (Pedras d´el Rei).



Santa Luzia


Conhecida como a “capital do polvo”, Santa Luzia é vila de pescadores.

Partindo de Tavira, rapidamente chegará a Santa Luzia. Poderá começar por dar um passeio até à Praia do Barril e conhecer este magnífico areal, bem como admirar a fauna e flora da Ria Formosa.

Experimente um dos muitos pratos confeccionados à base de polvo ou mesmo outros à base de bivalves e peixe colhidos da Ria, num dos restaurantes locais.

Visite a Igreja Matriz de Santa Luzia, percorra as típicas ruas da vila e aprenda com os pescadores a arte de safar as redes após um dia de faina.



Gastronomia

A gastronomia do Concelho de Tavira é uma verdadeira tentação aos sentidos. Tão rica e variada, o seu paladar, o seu aspecto e o seu aroma conferem-lhe um requinte próprio, tornando-a mais do que um prazer, uma necessidade.

Relíquias gastronómicas poderá o visitante provar num dos muitos restaurantes deste concelho, tesouros que invocam a essência da serra e do mar, que se unem sublimemente na cozinha tavirense.

A Ria Formosa providencia as amêijoas, os berbigões, as ostras e os lingueirões. O mar fornece o peixe fresco utilizado na confecção de cataplanas e caldeiradas. Da serra vêm os licores, a aguardente, os enchidos, a caça e os frutos secos utilizados na confecção de doces.

Venha deliciar-se com pratos como feijoada de lingueirão, arroz de tamboril, cataplana de marisco, açorda de bacalhau com grão, pernil no forno com castanhas e ainda a perdiz estufada. Nos doces deixe-se levar por maravilhas como o morgado, os Dom-Rodrigo, o Folhado de Tavira, os queijinhos de amêndoa, os pastéis de Londres e ainda pelos frutos de massapão.


PRAIAS


Praia da Terra Estreita ou Praia de Santa Luzia

Praia cuja curta extensão de areal em nada afecta a sua beleza. Aqui, é possível apreciar bons momentos de tranquilidade, pois trata-se de uma praia calma, sem muita agitação. O seu areal é o resultado de um prolongamento do areal da Ilha de Tavira, sendo por isso possível dar um passeio a pé entre ambas as praias.

Poderá chegar a esta praia através dos barcos que partem desde Santa Luzia, atravessando a Ria.



Praia do Barril
Chegando a Santa Luzia, siga a estrada que atravessa a vila e já nas Pedras d’el Rei irá rapidamente encontrar a indicação para a praia do Barril.

O caminho que leva até ao mar, atravessa a Ria, os sapais e mais adiante as dunas. É extremamente agradável depararmo-nos com uma natureza assim. Ao longo do caminho, quer seja ele feito através do pitoresco comboio ou a pé, o visitante pode ir observando a vila de Santa Luzia que vai ficando cada vez mais longe e simultaneamente ir sentindo a brisa do mar que se avizinha. As aves, os pinheiros e os habitantes dos sapais são companhias que irá decerto encontrar ao longo do percurso. Chegando à praia, admire a singela arquitectura das antigas casas de pescadores que aí se encontram, algumas das quais foram adaptadas para simpáticos espaços onde poderá fazer deliciosas refeições. Nas dunas, antigas âncoras utilizadas na pesca do atum, estendem-se lado a lado. Desça até ao mar que tanto o aguardou e desfrute.



Parque Natural da Ria Formosa

O Parque Natural da Ria Formosa estende-se desde a Península de Cacela até à Ilha do Ancão, constituindo um cordão de penínsulas arenosas que separam o mar da terra, deixando este entrar em apenas alguns pontos, o que levou à formação de ilhas, ilhotes e inúmeros canais.
Tendo uma fauna e flora muito semelhantes à Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António, o Parque Natural da Ria Formosa alberga muitas espécies de avifauna, répteis, anfíbios e plantas. De entre as aves que aqui se podem encontrar, destacam-se o pato-trombeteiro, o marrequinho-comum, o maçarico-real, a tarambola cinzenta, entre outros.

A existência deste património natural revela-se mesmo fulcral para determinadas espécies, como o caimão-comum, que se reproduz unicamente neste habitat.
As espécies botânicas merecem igualmente ser apreciadas durante uma visita à Ria, pois são exclusivas deste tipo de habitats.



A Salinicultura
Antigos tanques de salga espalham-se ao longo da costa, contando-nos a antiquíssima história e característica tradição que perdurou pelos séculos: a salinicultura.

Base da gastronomia mediterrânea, o sal é visto como o “diamante do mar”.
Em Tavira, a vasta extensão de salinas encontra-se inserida em plena Ria Formosa. Aí se produz o mais valioso “diamante do mar”, a “flor de sal”.

Sob o sol fustigante dos dias quentes de Verão, centenas de homens trabalham arduamente, recebendo, em virtude deste trabalho, o nome de marenotos ou hortelãos do mar. Entre os meses de Julho e Setembro, as águas das salinas evaporam-se, originando por este processo camadas cristalizadas de sal. A mais fina película de sal que é recolhida pelos marenotos com utensílios especiais é a chamada “flor de sal”. A “flor de sal” é apreciada nacional e internacionalmente, pelo facto de ser consumida sem quaisquer tratamentos, na sua forma mais pura, tal como é retirada das salinas.

Para mais informações contacte:

Email: gaspar.gabriela@gmail.com
Tel: 969165301

Contador do site: